Nos últimos anos, tem se notado um crescimento nos casos de alergia e intolerância alimentar. Embora se trate de condições totalmente diferentes, é comum haver confusão entre ambas. Será que você sabe diferenciá-las?
Primeiro, vamos falar da Alergia Alimentar: está relacionada a reação do sistema imunológico à proteína de determinado alimento, que a interpreta como nociva. Os efeitos costumam surgir logo após a ingestão e incluem coceira, inchaço nos lábios, falta de ar, tosse e diarreia.
Em casos extremos, é possível haver o inchaço dos órgãos que compõem o sistema respiratório (choque anafilático), o que pode levar à morte. Logo, a alergia alimentar requer tratamento médico urgente.
Já a Intolerância Alimentar consiste na incapacidade do organismo de processar dado nutriente, em razão da inexistência da proteína que faria esse trabalho. As manifestações mais comuns são enjoo, inchaço, dor abdominal e gases.
Diferentemente da Alergia, esses desconfortos não acontecem imediatamente após o consumo e podem ocorrer no intervalo de algumas horas após a refeição. Ainda, essa condição não representa um risco à vida do paciente.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde