O supercrescimento bacteriano intestinal (SIBO) é um transtorno caracterizado pelo aumento excessivo de bactérias no intestino delgado.
Normalmente, o intestino delgado contém uma quantidade limitada de bactérias, enquanto a maior parte delas reside no intestino grosso. No entanto, em casos de SIBO, as bactérias do cólon se proliferam no intestino delgado, levando a sintomas desconfortáveis, como:
- Gases em excesso;
- Distensão abdominal;
- Dores frequentes;
- Diarreia.
O desenvolvimento dessa condição está associado a disfunções motoras do intestino, obstrução intestinal, baixa acidez estomacal, deficiência de enzimas digestivas e alterações na anatomia desse órgão.
Essas condições acabam interferindo no adequado trânsito intestinal, permitindo que as bactérias se multipliquem em excesso.
O diagnóstico de SIBO é feito por meio de testes respiratórios, que detectam a produção de gases pelos microrganismos presentes no intestino delgado. O tratamento envolve o uso de antibióticos para reduzir o crescimento bacteriano e normalizar a flora intestinal.
Probióticos e modificação da dieta também podem ser recomendados para restaurar o equilíbrio bacteriano no intestino.
Se acredita estar sofrendo com o supercrescimento bacteriano intestinal, não hesite em consultar um especialista para que seu caso seja avaliado!
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde