É comum ver as pessoas confundindo a alergia à proteína do leite com a intolerância à lactose, muitas das vezes achando que os dois são a mesma condição, mas na verdade não. Continue comigo para saber mais!
A principal diferença entre as duas condições é no modo como o organismo responde aos estímulos causados pelo consumo do leite. Confira:
• Alergia à proteína do leite: ao receber a proteína específica, o organismo subitamente organiza a defesa do corpo para barrá-la, o que pode envolver todos os órgãos e causar sintomas como inchaço, coceira, tosse, falta de ar e diarreia.
• Intolerância à lactose: os nutrientes não conseguem ser digeridos por completo e trazem água para o intestino, causando diarréias. Os sinais da intolerância podem demorar algumas horas (ou dias), mas permanecem somente no aparelho digestivo e causam dor de barriga, gases e enjoo.
É fundamental conversar com o médico para entender como proceder em ambos casos. O consumo de leite traz problemas para ambas as complicações e somente o médico poderá fazer a devida avaliação.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde