A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença crônica caracterizada por dores abdominais que perduram por mais de 3 meses, manifestando-se no mínimo um dia por semana nesse período.
Normalmente, ela está associada à defecação e é responsável por provocar mudanças na forma e na frequência com que as defecações ocorrem. Os sintomas incluem cólicas, períodos de diarreia e prisão de ventre, flatulência em excesso e desconforto abdominal, podendo os sinais surgirem 6 meses antes do problema se estabelecer de fato.
Para diagnosticar a doença, é preciso consultar um especialista a fim de que exames físicos, testes laboratoriais e análise da história clínica do paciente sejam feitos. Em alguns casos, o médico pode solicitar outros exames, como a colonoscopia.
As causas para essa condição ainda são bastante discutidas. Sabe-se que ela se desenvolve em razão de diversos fatores como alterações nos movimentos intestinais, resposta excessiva a estímulos pequenos, mudanças nas bactérias do intestino, questões genéticas, sequelas após infecções e problemas psicossociais.
O tratamento para a Síndrome do Intestino Irritável varia para cada paciente, a depender da natureza e gravidade dos sintomas, além das condições psicossociais envolvidas. Por isso, se identificar algum dos sintomas mencionados, consulte um profissional da área.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde