Apesar de parecer improvável, os problemas emocionais podem sim agravar o quadro de pacientes que sofrem de Síndrome do Intestino Irritável (SII). Continue a leitura para compreender essa relação!
De acordo com uma pesquisa publicada pelo Centro Nacional de Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, pessoas com problemas intestinais apresentam índices maiores de depressão, ansiedade e angústia do que as demais.
Isso pode estar relacionado ao fato de que a SII é uma doença funcional, logo, não há presença de inflamação como nas outras condições crônicas que afetam o intestino.
Essa disfunção paralisa o movimento habitual dos alimentos pelo trato digestivo, o que provoca os sintomas indesejados. Acredita-se que o seu desenvolvimento está associado a fatores físicos e psicológicos.
Deixe-me explicar melhor: nosso intestino possui uma espécie de scanner que avalia as condições internas do órgão. Se esses receptores percebem alguma mudança das bactérias intestinais, uma informação é enviada ao cérebro e, como resposta, a sensibilidade intestinal é alterada.
Pacientes com Síndrome do Intestino Irritável apresentam um funcionamento anormal dessa estrutura. Com isso, as informações enviadas pelo intestino são interpretadas de maneira diferente pelo cérebro, compreendendo-as com uma sensibilidade exagerada.
Consequentemente, se a pessoa está deprimida ou ansiosa, essa sensibilidade será ainda maior!
Na dúvida, converse sempre com um especialista de sua confiança.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde