A doença inflamatória intestinal (chamada de DII) consiste em um conjunto de transtornos intestinais que provocam inflamação crônica do trato digestivo. Normalmente, caracteriza-se pela alternância entre períodos ativos e inativos.
A patogenia da DII é complexa, mas de forma sucinta está relacionada à predisposição genética e a resposta inadequada do sistema imunológico a estímulos luminais e a microbiota do paciente, o que ocasiona uma inflamação descontrolada do tecido saudável.
Os principais distúrbios que englobam a DII são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Consistem em duas patologias parecidas, mas com características distintas: a Retocolite Ulcerativa atinge o comprimento do intestino grosso, enquanto a Doença de Crohn pode surgir em qualquer parte do trato digestivo, do ânus à boca.
Entre os sintomas mais relevantes, destacam-se: febre, náuseas, dores abdominais, sangue nas fezes, diarreia por mais de uma semana e perda de peso. Na maioria das vezes, eles costumam aparecer de forma cíclica (vão e voltam).
Para diagnosticá-la, podem ser realizados exames de sangue e fezes, colonoscopias, endoscopias, tomografias e ressonâncias do abdômen.
Se você acredita que está passando por essa condição, consulte um especialista. Embora não tenha cura, é possível manter a doença sob controle, para se viver com qualidade.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde