O refluxo gastroesofágico ocorre quando o esfíncter esofágico inferior, uma espécie de válvula localizada entre o esôfago e o estômago, não funciona corretamente.
Esse esfíncter tem a função de evitar que o ácido do estômago suba para o esôfago. Quando enfraquecido ou relaxado demais, o ácido gástrico e às vezes também o conteúdo alimentar, voltam para o esôfago, causando uma série de sintomas
REFLUXO x TOSSE
A conexão entre o refluxo gastroesofágico e a tosse está relacionada ao irritante ácido presente no conteúdo gástrico.
Quando o ácido entra em contato com o revestimento sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou azia, além de desencadear uma resposta reflexa no sistema respiratório, responsável por provocar a tosse.
COMO DIFERENCIAR A TOSSE DO REFLUXO DA TOSSE POR OUTROS MOTIVOS
A suspeita de que a tosse possa ser decorrente do refluxo aumenta quando estão presentes sintomas típicos dessa condição, como regurgitação, azia/queimação e pigarro, especialmente após as refeições.
TRATAMENTO
O tratamento da tosse causada pelo refluxo envolve abordar o próprio transtorno. Isso inclui mudanças no estilo de vida, como evitar alimentos desencadeantes, perder peso (se necessário), evitar deitar-se logo após as refeições e elevar a cabeceira da cama.
Além disso, medicamentos que reduzem a acidez gástrica também podem ser prescritos pelo médico.
Caso esteja experimentando tosse persistente, associada ou não a outros sintomas, procure um especialista para que seu caso seja avaliado.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde