Quando dormimos, é comum o ácido estomacal atingir a mucosa do esôfago e até mesmo subir em direção a boca, em razão da ação da gravidade reduzida sobre o conteúdo do estômago.
Por consequência, o paciente pode acordar com a boca amarga ou azeda, com queimação e sensação de engasgos frequentes.
Esse transtorno é mais recorrente em pessoas que têm o costume de dormir viradas para o lado direito ou de barriga para cima. Por isso, hoje eu trouxe algumas dicas que vão te ajudar a amenizar o refluxo noturno:
- Não deite após as refeições — se o estômago estiver muito cheio, as chances do ácido estomacal voltar para o esôfago são maiores. Por isso, faça um intervalo de 2 a 3 horas entre a última refeição do dia e a hora de dormir.
- Cuidado com a alimentação — alguns alimentos e bebidas específicos (como chocolate, café. bebidas alcoólicas e frituras) necessitam de um tempo maior para serem digeridos e aumentam a incidência de refluxo. por isso, devem ser evitados à noite.
- Posição para dormir — recomenda-se colocar estruturas nos pés da cama para deixar a cabeceira erguida ou utilizar travesseiros mais altos. Ainda, é indicado deitar-se virado para o lado esquerdo, pois essa posição ajuda a fechar a válvula que impossibilita a regurgitação.