A dieta low FODMAPs pode ajudar no tratamento da SII.

A dieta low FODMAPs pode ajudar no tratamento da SII.

FODMAP é o termo utilizado para se referir aos Fruto-oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis, carboidratos de rápida fermentação frequentemente associados a desconfortos intestinais.

A dieta low FODMAPs consiste basicamente na diminuição ou até mesmo restrição desses alimentos, com o intuito de promover conforto ao paciente.

De acordo com alguns estudos, esse controle alimentar tem se mostrado promissor no tratamento dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, propiciando melhora significativa na qualidade de vida do indivíduo.

Contudo, para que isso ocorra de forma segura, é preciso seguir um rigoroso protocolo de restrição dividido em 3 fases:

• Exclusão: compreende a retirada total dos alimentos que integram esse grupo, o que perdura por cerca de 2 a 6 semanas, de acordo com a avaliação da equipe multidisciplinar sobre o estado nutricional do paciente, doenças ligadas a SII e medicamentos em uso;

• Testes: reintrodução gradual das fontes de FODMAPs, identificando possíveis gatilhos alimentares dos sintomas da SII;

• Fechamento do protocolo: verificação das intolerâncias alimentares percebidas e desenvolvimento de um plano alimentar que exclua ou restrinja esses itens, levando em consideração os nutrientes essenciais e o sabor que dá prazer às refeições.

Entenda que esta é apenas uma das inúmeras estratégias de enfrentamento da Síndrome do Intestino Irritável. O mais importante é que ela seja feita com a supervisão de um especialista, a fim de que as particularidades de cada caso sejam sempre ponderadas.


Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat