Após uma refeição deliciosa, muitas vezes nos encontramos lutando contra uma sensação irresistível de sonolência. Você já se perguntou por que o sono parece surgir como uma onda logo após saborear um bom prato?
A resposta está intimamente relacionada ao processo digestivo!
À medida que o corpo se concentra na digestão, ocorrem mudanças fisiológicas que contribuem para a sonolência pós-refeição.
O sangue flui para o trato gastrointestinal para ajudar na absorção de nutrientes, resultando em uma diminuição do fluxo sanguíneo para outras áreas do corpo, incluindo o cérebro. Como consequência, experimentamos um estado de relaxamento.
Também, quando nos alimentamos, nosso organismo libera insulina para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse hormônio promove a absorção de glicose pelas células, provocando uma diminuição da glicemia, o que contribui para aquela sensação de cansaço depois de comer.
Ainda, a quantidade e o tipo de alimentos ingeridos também desempenham um papel importante nesse cenário. Pratos ricos em carboidratos e açúcares tendem a causar picos rápidos de açúcar no sangue, seguidos por quedas bruscas, que intensificam ainda mais o sono experimentado.
E você, já sabia de tudo isso?
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde