Sabia que nosso peso corporal está intimamente ligado à microbiota intestinal?
É verdade! Algumas pessoas têm mais facilidade para engordar que outras e a composição da microbiota tem um papel importante nessa regulação.
Por isso, é fundamental cuidar da saúde intestinal e adotar um estilo de vida saudável. Dietas ricas em fibras e pobres em gorduras favorecem as bactérias fermentadoras e contribuem para o equilíbrio da microbiota.
Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos industrializados e pobre em fibras pode prejudicar a multiplicação das bactérias benéficas do intestino, comprometendo o seu equilíbrio.
Acredite ou não, estima-se que cerca de 60% da microbiota são influenciados pelo nosso estilo de vida, incluindo a dieta e uso de medicamentos.
Uma microbiota equilibrada é capaz de desempenhar funções fisiológicas normais e garantir uma melhor qualidade de vida. Quando ela está em harmonia, nos protege, ajuda na absorção de nutrientes e facilita a digestão.
Mas lembre-se: o que comemos é fundamental para o tipo de bactérias que temos no intestino. Ao adotar uma alimentação mais saudável, você está cuidando não só do seu peso, mas também da sua saúde intestinal.
E então, como anda a alimentação das suas bactérias?
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde