Sabia que aquele cafézinho diário pode estar contribuindo para o bem da sua saúde intestinal? Continue a leitura que eu vou te explicar!
Segundo uma pesquisa realizada pelo Baylor College of Medicine, apresentada em 2019 no evento anual “American College of Gastroenterology”, a cafeína tem o poder de melhorar a saúde dos microrganismos que compõem a microbiota intestinal.
Sendo assim, ela pode ser uma importante aliada da saúde digestiva!
Para chegar a esta conclusão, foram analisadas amostras de bactérias do cólon de 34 pessoas, coletadas por meio de exames endoscópicos.
Os pesquisadores notaram que os participantes que consumiram 2 ou mais copos de café diariamente (ao longo de um ano) apresentaram maior quantidade de microrganismos intestinais e uma melhor distribuição desses espécimes.
Além disso, observou-se chances menores de desenvolvimento das bactérias Erysipelatoclostridium, associadas à obesidade.
A razão para esse efeito benéfico ainda não está bem esclarecida, mas acredita-se que determinado componente do café influencia o metabolismo das bactérias. Também, a bebida é rica em antioxidantes e compostos ativos (polifenóis), o que pode explicar as vantagens mencionadas.
Por todo caso, serão necessários novos estudos para complementar a descoberta!
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde