O intestino é fundamental para a qualidade de vida do ser humano e, quando negligenciado, pode levar a um ciclo vicioso de problemas, ao qual damos o nome de ciclo do intestino cansado. Vamos conhecê-lo?
Sabe-se que esse órgão é responsável pela produção de neurônios envolvidos na comunicação intestino-cérebro, além de certos neurotransmissores, como a serotonina (famoso hormônio do humor).
Se por algum motivo os níveis de serotonina são prejudicados, o indivíduo experimenta incômodos como irritação, diminuição da libido e desânimo, o que o leva a consumir alimentos inadequados, repletos de açúcar e gorduras.
A má alimentação, por sua vez, provoca a inflamação do intestino e prejudica a qualidade da microbiota intestinal, promovendo a baixa produção de serotonina novamente. Assim, temos a renovação do ciclo do intestino cansado!
Muitas vezes, esse processo passa despercebido pelo indivíduo. Felizmente, com acompanhamento especializado, ele pode ser superado.
Se acredita estar sofrendo com este transtorno, converse com um médico de confiança e se informe a respeito das possibilidades de tratamento.
Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde